quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

COMO REGISTRAR E O QUE REGISTRAR

 Nossas crianças estão produzindo coisas incríveis neste momento e ficam orgulhosas de estarem participando das propostas, buscando conversar e mostrar para a professora, através de áudios, fotos, vídeos, chamadas... Mas precisamos refletir sobre o registro. O que as professoras estão observando?

Há muita importância em o QUE  as crianças fazem, em cada uma das produções e criações das crianças, mas também é muito valioso que as professoras vejam o COMO elas constroem suas produções, como elas planejam, quais são suas falas... 

Uma dica legal é deixar a câmera escondidinha enquanto a criança está em ação, brincando, desenhando, lendo... É muito legal observarmos a criança em ação com seus próprios saberes, suas ideias, suas brincadeiras, sem que olhe para câmera mesmo. Sem a consciência de que estão sendo fotografadas ou filmadas, elas podem mostrar muitas coisas à nós, que, às vezes, ao pedirmos que falem, elas tenham mais dificuldade. 

Outra dica interessante é deixar que a criança fale algo que ela sinta, pois é um momento de interação que ela pode aperfeiçoar a forma de se expressar e precisamos que elas sejam livres e que seu próprio pensamento a ajude a construir sua fala.


Com essas dicas, as crianças podem se sentir mais relaxadas e dispostas a se expressarem do seu jeitinho e as professoras poderão participar deste momento de construção dos saberes das crianças. Vamos praticar, famílias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário