A ESCOLA

Histórico da Unidade Escolar e Fotos da Escola

1968 – Teve início a construção do prédio no local em que a escola funciona até hoje.

1970 – Em 16 de fevereiro de 1970 a escola iniciou suas atividades, sendo denominado Parque Infantil de Vila Ferrazópolis, porém a inauguração ocorreu em 09 de maio deste mesmo ano.

1975 – Em 28 de novembro de 1975 a escola sofreu alteração quanto à denominação, passando a chamar Núcleo de Educação Infantil de Vila Ferrazópolis. Na época possuía apenas 02 salas de aula atendendo 250 alunos na faixa etária de 4 a 11 anos. Devido ao grande número de alunos, algumas salas do CIP (Centro de Iniciação Profissional) localizado ao lado da escola, foram utilizadas pelos alunos da EMEI. Em decorrência da demanda, a escola foi ampliada, passando a ter 05 salas de aula, atendendo 450 alunos distribuídos em 03 períodos (manhã, intermediário e tarde).

1980 - Em 28 de novembro de 1980 a escola passou a ser denominada EMEI Di Cavalcanti. Nesta década houve necessidade de nova ampliação com mais uma sala. Esta, antes mesmo da inauguração, foi utilizada para abrigar uma família que perdeu sua casa devido à enchente.

1993 – Extinguiu-se o período intermediário. A partir de então, a escola passa a ter 14 turmas distribuídas em 02 períodos (manhã e tarde).

1996 -, Devido a problemas de rachaduras nas paredes das salas e muro. Foi necessário interditar duas salas de aula e também o parque.

Na tentativa de suprir a falta de espaço, uma vez que o atendimento às crianças continuou normal, 03 salas de aula passaram a ter rodízio e o salão foi dividido em 02 ambientes, sendo 01 sala de jogos e 01 sala de brinquedos. Com o objetivo de solucionar a falta de espaço para recreação, foi feito um tanque de areia (improvisado atrás de uma das salas), além da utilização do campo de futebol do clube Palestra (próximo à escola) uma vez por semana. Esta situação permaneceu até agosto de 1997, dificultando muito o desenvolvimento dos trabalhos.

1997 - Foram extintas duas salas de aula; uma delas do semi-internato, por não haver condições de espaço adequado para esse atendimento devido aos problemas acima citados.

Quanto à outra sala extinta, não houve demanda que justificasse o atendimento.

1998- A partir deste ano atendemos 12 turmas, sendo que uma delas é do semi-internato, que voltou a funcionar.

1999 - Em 12 de novembro de 1999 em virtude da reorganização da rede municipal a escola passou a denominar-se EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Di Cavalcanti. Neste mesmo ano a Secretaria de Educação e Cultura determinou a ampliação do atendimento, criando mais uma classe. Passando a funcionar com 13 turmas.

No final de 1999, após o período de matrículas e com a antecipação da escolaridade, novamente extinguiu-se uma classe de educação infantil e criou-se o atendimento de uma sala de 1º ano para o ano 2000.

2000 – Iniciou-se o atendimento de alunos de 1° ano de ensino fundamental, sendo que esta sala atendeu apenas alunos que já eram matriculados na Educação Infantil e que completavam 7 anos nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Sendo assim, até o ano de 2002 tínhamos 10 turmas de educação infantil, 01 turma de período integral e uma classe de 1º ano.

2002 - Com a municipalização da Escola Estadual “André Ferreira” e construção de uma escola municipal de ensino fundamental, próximas a esta unidade, não houve necessidade da continuidade do atendimento à classe de 1º ano.

2003 - Foi confirmada a extinção da classe do 1º ano e voltando a escola a atender 11 turmas de Educação Infantil e uma do período integral.

2005- Inauguração da Biblioteca Escolar Interativa “Tatiana Belinky” em 05 de Setembro.





2006- Até o presente momento as comemorações do aniversário da escola eram realizadas no dia de sua denominação, ou seja, em 28 de novembro, porém a contagem dos anos era realizada em relação a sua construção (1970). Essas questões surgiram a partir da elaboração de um Projeto intitulado “Memórias” que teve como objetivo o resgate histórico da escola, material este disponível em nossa Biblioteca. Diante das dúvidas surgidas quanto à data oficial de aniversário da escola, realizamos uma pesquisa junto ao Departamento de Ações Educacionais e nos foi relatado que a comemoração deve ser contada de acordo com o ato legal que instituiu o espaço, ou seja, 09 de maio de 1970, assim sendo, a partir deste ano estaremos comemorando o aniversário da escola nesta data.

2008 – A escola iniciou um processo de reforma nas salas de aula, com ampliação do espaço interno de cada uma delas e a melhoria da qualidade de iluminação e ventilação. Para 2009 esperávamos a continuidade desta reforma abrangendo outros espaços, o que não ocorreu.

2010- Seguindo diretrizes da Secretaria de Educação, foi extinta a classe de período integral e a classe de rodízio, sendo que passamos atender 10 turmas, sendo 5 manhã e 5 tarde.

2012- Desde a reforma de 2008, continuamos aguardando a continuidade do processo de reforma dos espaços escolares. Neste ano a reforma foi votada e aprovada em Plenária do PPA (Plano Participativo Anual), com previsão para início de 2013.

2013- Em dezembro tivemos o início da reforma com previsão de três etapas, sendo que em fevereiro de 2014 a primeira etapa que compreende as salas de aula estaria concluída.

2014 – Em fevereiro deste ano iniciamos as aulas com a utilização apenas dos espaços entregues na primeira etapa, ou seja, as salas de aula, uma parte do pátio coberto e uma cozinha adaptada. A reforma foi concluída no final de setembro e no dia 02 de outubro ocorreu a cerimônia de reinauguração da U.E.

CONHEÇA O ESPAÇO 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário