quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Sobre a BEI Tatiana Belinky

    A BEI (Biblioteca Escolar Interativa) TATIANA BELINKY foi inaugurada em 05 de setembro de 2005, esse nome foi dado em homenagem a escritora de mesmo nome.

    A  autora chegou com a família ao Brasil aos dez anos de idade com seus irmãos e seus pais. Fugindo das guerras civis que assolavam a então União Soviética. Nessa altura, já era fluente em russo, alemão e letão.

     Aos dezoito anos, após concluir um curso pela faculdade Mackenzie, começou a trabalhar como secretária-correspondente bilíngue, nos idiomas português e inglês. Aos vinte ingressou no curso de Filosofia da Faculdade São Bento, mas abandonou em seguida, quando se casou com o médico e educador Júlio Gouveia, em 1940. O casal teve dois filhos.

    No ano de 1948, começa a trabalhar em adaptações, traduções e criações de peças infantis para a prefeitura de São Paulo em parceria com o marido. Em 1952 encenam "Os Três Ursos" em pedido da TV Tupi, que atinge grande sucesso. O êxito deste trabalho foi definitivo para a carreira da escritora iniciante: o casal é convidado a ter um programa fixo.

     Dentro da casa, Tatiana e Júlio fazem a primeira adaptação de o "Sítio do Picapau Amarelo", de Monteiro Lobato. O trabalho do casal na Tupi seguiria até 1966. Nesse tempo Tatiana Belinky recebe seus primeiros prêmios como escritora, além de se tornar presidente da CET.

    Em 1972 passa a trabalhar na TV Cultura e em grandes jornais do estado de São Paulo, como a Folha de S.Paulo, o Jornal da Tarde , escrevendo artigos, crônicas e crítica

Finalmente, em 1985, ela estava desponta como escritora de livros, colaborando em uma série infanto-juvenil. Em 1987 o primeiro livro, "Limeriques", pela editora FTD, baseando-se nos limericks irlandeses. A partir dessa publicação, Tatiana passa a trabalhar fervorosamente sobre novas criações, chegando a escrever mais de cem obras. Suas publicações são acompanhadas por vários prêmios literários, entre eles o célebre Prêmio Jabuti, recebido em 1989.

   De sua vasta obra, destacam-se "Coral dos Bichos", "Limeriques", "O Grande Rabanete", "Diversos russos", "Limerique das Coisas Boas", entre outros. a autora ultimamente publicava livros de crônicas e memórias.

Tatiana Belinky faleceu aos 94 anos.



Para Tatiana Belink fantasia é tudo. Sempre dizia aos pequenos que o livro é um objeto mágico, muito maior por dentro do que por fora. Por fora, ele tem a dimensão real, mas dentro dele cabe um castelo, uma floresta, uma cidade inteira... Um livro a gente pode levar para qualquer lugar. E com ele se leva tudo.

Fonte : Wikipedia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário